11. Orientações para Abertura de Chamados de Suporte Técnico

Importante! Este canal de suporte é destinado somente a questões técnicas. Dúvidas relacionadas a “regras de negócio” do atendimento deverão ser dirigidas ao gestor do serviço no seu órgão.

Ao acessar o endereço http://suporte.servicos.gov.br será mostrada no navegador de internet a tela a seguir:

Orientações para Abertura de Chamados de Suporte Técnico.

Entre com usuário e senha que foram fornecidos por e-mail:

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Observar que: 1. A senha deverá ser modificada no primeiro acesso; 2. Existem dois sites disponíveis para o MAPA, um que se refere a interface de atendimento dos serviços públicos (http://mapa.servicos.gov.br) e outro que se refere a abertura de chamados de suporte técnico (http://suporte.servicos.gov.br); 3. Você poderá utilizar a mesma senha nos dois sites para fácil memorização; e que 4. O seu usuário será o mesmo nos dois sites.

Acesse o menu “Processos”, após clique em “Abrir.

Orientações para Abertura de Chamados de Suporte Técnico.

A seguir, clique em “Abertura de Chamado”.

Orientações para Abertura de Chamados de Suporte Técnico.

Preencha a sua solicitação no formulário a seguir e atenção aos seguintes itens.

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O campo “código” demonstra qual será o número do chamado [não se esqueça de anotá-lo].

O ícone “fluxo vivo” exibe o andamento do seu atendimento.

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No campo “Categoria” informar: Consulta Técnica – no caso de dúvidas em relação a utilização da ferramenta, tais como, “Minha área”, pesquisa de atendimentos, acompanhamento dos chamados, utilização do token para assinatura digital, integrações entre sistemas, etc. [solução em até 02 (duas) horas corridas após o cadastramento da demanda];

Defeitos (com Paralisação do Serviço) – no caso de erros apresentados pela ferramenta de solicitação de serviços que impeça a solicitação e/ou atendimento do serviço público, como por exemplo, sistema “fora do ar” [solução em até 04 (quatro) horas corridas após a identificação ou registro do defeito]; e

Defeitos (sem Paralisação de Serviço) – no caso de erros apresentados pela ferramenta de solicitação de serviço que não inviabilize a solicitação e/ou atendimento do serviço público [solução em até até 24 (vinte e quatro) corridas após a identificação ou registro do defeito];

Dúvidas relacionadas a “regras de negócio” do atendimento deverão ser dirigidas ao gestor do serviço no seu órgão.

Orientações para Abertura de Chamados de Suporte Técnico.

No campo “Anexos” adicione todos os arquivos necessários para o entendimento do chamado, tais como, print de telas, PDF, arquivos utilizados na solicitação/atendimento, passo-a-passo seguido pelo usuário até encontrar o erro (contextualização do problema).

Clique no botão “Aprovar” para enviar a sua solicitação.

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Para consultar o andamento de sua solicitação clique no ícone “Minha Área”, após “Selecionados”.

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Informe no campo “No do Processo” o número/código do seu chamado e clique no botão “Buscar”. Por último clique em cima do seu chamado que aparece nos resultados.

Na tela que segue as seguintes opções poderão ser utilizadas: Status – exibe todo o histórico do atendimento e os seus respectivos passos; Acessar – exibe as informações relacionadas ao formulário de solicitação; e Listagem – exibe de forma consolidada as etapas do atendimento.

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Além desse processo todo, tem a opção de ligar diretamente no suporte da lecom.

(0800-883-6216)